há 40 anos especialista em folha de pagamento

Pesquisar
Close this search box.
Funcionario de vendas

13 março, 2014

Funcionario de vendas

Funcionario de vendas – A jornada de trabalho do funcionário vendedor é de até 8 (oito) horas diárias e 44 (quarenta e quatro) semanais, prevista no art. 7º, XIII, da CF/1988 e art. 58 da CLT.
 
Se o funcionário vendedor exercer atividade externa incompatível com a fixação de horário de trabalho, poderão não estar sujeitos ao cumprimento de marcação de ponto.
 
Quais empregados estão isentos de marcar o ponto?
 
 
O art. 62 da CLT com as alterações introduzidas pela Lei nº 8.966 , de 27.12.1994, estabelece que não são abrangidos pelo capítulo da duração do trabalho:
I – os empregados que exercem atividade externa incompatível com a fixação de horário de trabalho, devendo tal condição ser anotada na Carteira de Trabalho e Previdência Social e no registro de empregados;
II – os gerentes, assim considerados os exercentes de cargos de gestão, aos quais se equiparam, para efeito do disposto neste artigo, os diretores e chefes de departamento ou filial.
De acordo com a Súmula nº 90 do Tribunal Superior do Trabalho ( TST ), as horas “ in itinere” ( hora extra no trajeto do empregado quando se desloca de sua residência ao trabalho e vice e versa), são consideradas parte integrante da jornada de trabalho, referidas horas são consideradas como tempo à disposição do empregador ( CLT, art. 4º ) e devem ser remuneradas como horas de efetivo trabalho.
Mesmo que haja o controle de jornada do empregado nos casos de viagens a serviço e, havendo a necessidade de o empregado pernoitar na cidade onde o serviço está sendo prestado, o período de descanso não deve ser considerado como tempo à disposição do empregador, portanto, não deve ser considerado como jornada extraordinária.
 
 

Funcionario de vendas
Funcionario de vendas

 
 
 
 
 
Funcionario de vendas

Funcionario de vendas

Funcionario de vendas

Funcionario de vendas

plugins premium WordPress