há 40 anos especialista em folha de pagamento

Pesquisar
Close this search box.
crescimento e mudanças

11 outubro, 2012

Mudanças: como encarar com naturalidade o crescimento

Crescemos ouvindo que as mudanças fazem parte da nossa vida e que aprendemos com elas. Será que essa máxima se aplica a todos? Será mesmo fácil aprender com as mudanças e se habituar a elas com naturalidade? O que sabemos de fato é que a assimilação de uma mudança decorre de um processo interno e que depende da maneira com que cada pessoa lida com isso.
 
Mas, como ocorrem as mudanças? Primeiro, ela ocorre em ambiente externo, ou seja, existe uma mudança provocada por outros ou pela própria pessoa que pode ser considerada positiva ou negativa, dependendo da ótica de cada um. A necessidade da mudança vem de uma decisão que foi tomada num momento anterior. O grande segredo é perceber como lidar com as mudanças internas que o evento externo vai provocar em cada indivíduo.
 
Estudos mostram que o ser humano só se predispõe a uma mudança quando se vê diante de uma necessidade e que são raros os casos de transformação sem que exista um fator desencadeador, que vai provocar uma mudança de status. Ou seja, a saída da famosa zona de conforto, que nada mais é do que a nossa acomodação diante de uma situação ou até mesmo perante nossas crenças.
 
Ao ser convidado a mudar, a pessoa passa por um processo de transição que começa com a negação do fato, passando pela resistência, aceitação e finalmente chegando ao compromisso. Parece simples, mas não tanto, visto que para cada uma das fases, manifestamos sentimentos e emoções que mostram claramente as dificuldades individuais em superar o novo status.
 
Interessante pensar que a mudança começa a partir do fim de uma era, de um processo, de algo que tínhamos como seguro ou certo. E mesmo nos casos em que a mudança vem para melhorar o status, ou seja, quando estamos nos livrando de um problema ou migrando para algo que significa alguma melhoria, é possível encontrar resistência.
 
Você se pergunta, como a mudança é positiva? Isso se explica por meio do entendimento de cada fase da transição, visto que para aceitar a mudança é necessário se desapegar do que já tínhamos como certo. Por isso, torna-se um grande desafio entender que nossas resistências estão ligadas ao mecanismo de defesa que todo ser humano recorre quando se vê diante de uma ameaça. Ao resistir, nos posicionamos em posição defensiva o que poderá nos levar a um bloqueio no entendimento e aceitação do novo momento.
 
Pense numa situação corriqueira como acordar todos os dias. Qual a sensação ao ser acordado pelo despertador ou celular? Num primeiro momento e ainda sonolentos, olhamos para o marcador e pensamos: já? Não dormi quase nada, parece que acabei de me deitar. Quando isso ocorre, estamos na negação. Depois vem a soneca, ajuda tecnológica fundamental para nos manter no status atual, ou seja, se continuarmos na cama estamos na resistência.
 
No momento em que nos damos conta de tudo que temos que fazer e começamos a planejar as atividades, passamos para a fase de aceitação e assimilação, e quando finalmente levantamos da cama, estamos no compromisso e prontos para prosseguir e cumprir a jornada daquele dia.
 
Esse é apenas um exemplo corriqueiro do nosso cotidiano. Sabemos que passamos por esse processo várias vezes ao longo do nosso dia, mas nem sempre nos damos conta, pois em função da correria e dos diversos estímulos a nossa volta, vamos superando as fases quase sem notar.
 
Mas, quando o assunto é importante e nos gera maior desconforto, com certeza será sentido com maior intensidade e seremos exigidos na tomada de decisão. Determinar o tempo necessário e o nível de dificuldade para superar a transição das mudanças é um processo totalmente individual e estará ligado a predisposição e entendimento da necessidade da mudança. Portanto, mente aberta e coração aquecido, pois cada mudança será um processo único e desafiador. Sucesso a todos!
 

plugins premium WordPress