há 40 anos especialista em folha de pagamento

Pesquisar
Close this search box.
dicas de criatividade

17 setembro, 2012

10 dicas de criatividade

Quando pensamos em criatividade, parece que estamos a anos luz do direito. Parece que criatividade se restringe a agências de publicidade, a pessoas que trabalham no Google ou outras profissões.
Será mesmo?
Eu discordo. Temos no direito um exercício de criatividade imenso, seja processual, seja no direito materialmente. As vezes a solução está num acordo bem criativo, numa solução tida como salomônica, ou até mesmo numa verdade nua e crua, sendo a mesma uma estratégia.
Ocorre que a criatividade está intimamente ligada a nossa criança interior, ao nosso livre pensar.  Não está ligada ao conhecimento em si, puro e simples, nem mesmo ao estudo. Por isto, ao longo do tempo e do nosso amadurecimento, somos quase que forçados a esquecer a criatividade e a buscar na razão pura e nos encaixes da vida as soluções. Por esta razão, quem pensa fora da caixa, se dá bem na vida.
Abaixo as dicas resumidas.
 
Como ser mais criativo
 
A criatividade é o atributo de liderança mais desejado por CEOs. Apesar de valorizada, a competência é difícil de ser encontrada. Crianças de até 3 anos costumam usar 98% de sua capacidade criativa, enquanto adultos acima de 30 anos costumam explorar apenas 2%. Essa diminuição está relacionada às experiências sociais ao longo da vida — e o trabalho tem peso grande nessa queda. Veja dez conselhos de artistas e especialistas para aumentar a criatividade e não deixe isso acontecer com você.
 
1. Quebre regras
É importante quebrar algumas regras e tentar fazer coisas que nunca foram tentadas. Ao ter uma ideia, pesquise e veja se alguém já fez aquilo da maneira como pensou.
 
2. Não tenha medo de errar
Assuma riscos, não tente ser perfeito o tempo todo. Criatividade serve para explorar o desconhecido e, para isso, precisamos saber que frequentemente vamos errar. E um dos pontos básicos para ampliar nosso potencial criativo é reconsiderar nosso medo de errar, talvez transformando a palavra em “testar”.
 
3. Tenha um caderno amigo
Leve um caderno com você a todos os lugares. Caso tenha uma ideia, anote-a e tente desenvolvê-la. 
Quem escolhe trabalhar no mundo corporativo pode achar que não é exatamente uma pessoa criativa, ou que não deveria ser. Fugir da mesmice é, no entanto, algo necessário para o profissional se diferenciar, mesmo quando ele exerce uma função aparentemente burocrática.
 
4. Fuja do computador
Tente passar algum momento longe do computador (esqueça também o celular). Envolva-se com atividades como ler um livro, ouvir música, desenhar ou passear por um lugar onde nunca tenha ido.
 
5. Experimente o diferente
É importante viver experiências diferentes, como viajar para lugares desconhecidos, comer algo exótico, ler um livro que não tenha nada a ver com seu trabalho, conhecer pessoas com vida diferente da sua.
 
6. Descanse e faça uma pausa
 
7. Rebele-se
Ouça seu lado rebelde. Internamente, de forma subjetiva, não pública, podemos questionar tudo o que está sendo feito e proposto em nossa vida pessoal e profissional, não apenas por nós mesmos, mas por todos à nossa volta, diz Sérgio Navega. “Ninguém precisa saber que estamos fazendo isso. O objetivo é buscar maneiras diferentes de pensar, associar ideias e agir.”
 
8. Insista
Uma grande ideia depende de incessantes tentativas, afinal é a cada “teste” malsucedido que o cérebro faz novas associações e aumenta a capacidade de ter ideias e inovar.
 
9. Busque alternativas
Não existe resposta certa ou errada. O que existe são possibilidades diferentes. É necessário gerar muitas possibilidades antes de achar algo que realmente faça sentido.
 
10. Agir é importante
“Aja, pratique a ação. Uma ideia já é um projeto de ação. Experimente em pequena e em grande escala. Mesmo na fase de planejamento, transforme-o em uma ação”, diz Marcus Faustini.
 

plugins premium WordPress