há 40 anos especialista em folha de pagamento

Pesquisar
Close this search box.
Aposentadoria

11 fevereiro, 2014

Aposentadoria

Aposentadoria – Dúvidas
É legalmente possível ao empregado requerer a aposentadoria e continuar trabalhando na mesma empresa, isto é, a aposentadoria do empregado não extingue o contrato de trabalho.
A rescisão contratual dependerá da vontade das partes, sendo formalizada por meio de um pedido de demissão do empregado ou da comunicação, por parte da empresa, da dispensa sem justa causa.
Portanto, o trabalhador não precisa se desligar do emprego para requer a aposentadoria espontânea, fundamento legal nos arts. 52, inciso I, alínea “b”, e  58 do Regulamento da Previdência Social, aprovado pelo Decreto nº 3.048/99, e nos arts. 49, inciso I, alínea “b”, e 54 da Lei nº 8.2013/91.
 
Calcule sua aposentadoria (simulação) – Clique aqui
Simulação do Valor do Benefício de acordo com a Lei nº 9.876 de 29/11/99 – Clique aqui.
 
O termo aposentadoria refere-se ao afastamento remunerado que um trabalhador faz de suas atividades após cumprir com uma série de requisitos estabelecidos em cada país, a fim de ele possa gozar dos benefícios de uma previdência social e/ou privada. É objeto de estudo do direito previdenciário.
 

Aposentadoria
Aposentadoria

 
 
 
 
 
Aposentadoria
Aposentadoria compulsória
 
No Brasil, a modalidade aposentadoria compulsória tem sido utilizada como uma forma de “sanção” para juízes que tenham atuado de forma incompatível com o cargo, ou mesmo cometido falta grave, crime ou qualquer outro delito. Como a eles são garantidas a irredutibilidade dos subsídios, a inamovibilidade e a vitaliciedade, a demissão com base em decisão proferida em processo administrativo disciplinar não ocorre, sendo aplicada então, em muitos casos, a “pena” de uma aposentadoria compulsória.
 
Aposentadoria especial
 
Aposentadoria por idade
 
A aposentadoria por idade é o benefício concedido ao segurado da Previdência Social que atingir a idade considerada risco social. A matéria é regulamentada pela Lei 8.213/91, arts. 48 a 51; e pelo Regulamento da Previdência Social, Decreto 3048/99, arts. 51 a 55. A aposentadoria por idade é certamente o benefício previdenciário mais conhecido e tem o objetivo de garantir ao segurado sua manutenção e de sua família em caso de idade avançada do mesmo. Era o benefício conhecido popularmente como aposentadoria por velhice.
 
Aposentadoria por invalidez
 
A aposentadoria por invalidez consiste em um benefício de prestação continuada, devida ao segurado que, estando ou não em gozo de auxílio-doença, passa a ser considerado incapaz para o trabalho, não sendo suscetível de reabilitação ou outra atividade que garanta sua subsistência.2 Essa renda mensal tem como objetivo substituir a remuneração do segurado que se encontre total e definitivamente incapacitado para o exercer a atividade que antes garantia a sua sobrevivência.
 
Aposentadoria por tempo de contribuição
 
A aposentadoria por tempo de serviço, existente em período anterior à EC nº 20, de 16 de dezembro de 1998, foi substituída pela atual aposentadoria por de tempo de contribuição. A exceção de contagens de tempo fictícias, como licenças contadas em dobro, todo o tempo de serviço está sendo utilizado como tempo de contribuição, até que seja editada lei específica sobre o assunto.3 Alguns requisitos dessa aposentadoria são: 35 (trinta e cinco) anos de contribuição, se homem, e 30 (trinta) anos de contribuição, se mulher (Esta lei pode ser considerada inconstitucional porque fere o princípio da isonomia, Art 5°, I da CF.- Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta constituição. Se há igualdade porque está distinção de idade. Art 5°,- Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, inclusive idade ).’ Há redução de 05 (cinco) anos para professor(a) que comprove, exclusivamente, tempo de efetivo exercício em função de magistério na educação infantil, no ensino fundamental ou no ensino médio.
 
 
 

plugins premium WordPress