há 40 anos especialista em folha de pagamento

Pesquisar
Close this search box.
Base de cálculo para pagamento de salário

29 novembro, 2018

Base de cálculo para pagamento de salário

Base de cálculo para pagamento de salário

 
O embasamento legal para o cálculo do salário ser efetuado tendo como base 30 dias, independentemente da quantidade de dias do mês, está no art. 64, “caput”, da CLT, que diz o seguinte:
 
Art. 64 – O salário-hora normal, no caso de empregado mensalista, será obtido dividindo-se o salário mensal correspondente à duração do trabalho, a que se refere o art. 58, por 30 (trinta) vezes o número de horas dessa duração. (grifo nosso)
 
O art. 457, também da CLT, abaixo descrito, confirma essa interpretação ao estabelecer que o salário, devido como contraprestação integral pelos serviços realizados pelo empregado, é composto de uma importância fixa estipulada em contrato, ou seja, um valor não variável em relação ao número de dias do mês.
 
Art. 457 – Compreendem-se na remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, além do salário devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestação do serviço, as gorjetas que receber. (Redação dada pela Lei nº 1.999, de 1.10.1953)
 
 

  • 1º – Integram o salário não só a importância fixa estipulada, como também as comissões, percentagens, gratificações ajustadas, diárias para viagens e abonos pagos pelo empregador. (grifo nosso)

 
Cabe ressaltar, entretanto, que em se tratando de eventos como demissões, afastamentos no meio do mês e outras eventualidades por conta das quais o empregado não trabalhou os 30 dias (mês integral), deve ser considerado o número real/”certo” de dias do mês, a fim de evitar incorreções no valor do salário, uma vez que em meses com 31 dias basear-se em 30 como divisor poderia gerar um valor de salário maior do que deveria, da mesma forma, basear-se em 30 dias como divisor em meses com 28 dias poderia gerar valores menores.
 
Portanto, há embasamento legal na CLT para que se efetue o pagamento do salário considerando-se o mês sempre com 30 dias, com exceção dos eventos mencionados acima, nos quais paga-se o salário proporcional, levando-se em conta, rigorosamente, o número de dias do mês, a fim de preservar tanto empregado quanto empregador, de distorções no pagamento do salário.

plugins premium WordPress