há 40 anos especialista em folha de pagamento

Pesquisar
Close this search box.

27 setembro, 2017

CONCESSÃO DE AUXÍLIO DOENÇA NAS CIRURGIAS DE TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS

Desde que cumpridos os requisitos legais, é possível a concessão do auxílio-doença para o empregado que se submeter à cirurgia de doação de órgão, ainda que seja como doador. Os referidos requisitos são os seguintes:

  1. Possuir a carência de 12 contribuições (a perícia médica do INSS poderá avaliar a isenção de carência para doenças previstas na Portaria Interministerial MPAS/MS nº 2998/2001, além das situações de afastamento decorrentes de acidente de qualquer natureza ou causa, doença profissional e acidente de trabalho);

 

  1. Possuir qualidade de segurado(caso tenha perdido, deverá cumprir metade da carência de 12 meses a partir da nova filiação à Previdência Social – Lei nº 13.457/2017);

 

  1. Comprovar doença que torne o cidadão temporariamente incapaz de trabalhar; e

 

  1. Para o empregado em empresa:estar afastado do trabalho há pelo menos 15 dias (corridos ou intercalados dentro do prazo de 60 dias).

A concessão do auxílio também se justifica pelo fato de  que muito embora seja uma “escolha” do empregado submeter-se a tal procedimento, trata-se de uma cirurgia que o incapacita para o trabalho, exatamente como determina a legislação vigente para que o auxílio seja concedido. Assim são os termos do Decreto 3.048/1999, art. 71:
“Art. 71. O auxílio-doença será devido ao segurado que, após cumprida, quando for o caso, a carência exigida, ficar incapacitado para o seu trabalho ou para a sua atividade habitual por mais de quinze dias consecutivos.”
Além disso, cabe ressaltar que, uma vez que o mencionado Decreto não traz uma descrição legal taxativa de quais doenças/procedimentos cirúrgicos incapacitam a pessoa para o trabalho, competindo ao médico atestar, e considerando-se tratar-se de um caso de saúde (até mesmo de vida ou morte) da mãe do empregado, a norma legal acaba sendo interpretada de forma mais humanista em benefício do funcionário.
CONCESSÃO DE AUXÍLIO DOENÇA
CONCESSÃO DE AUXÍLIO DOENÇA

CONCESSÃO DE AUXÍLIO DOENÇA
CONCESSÃO DE AUXÍLIO DOENÇA

plugins premium WordPress