há 40 anos especialista em folha de pagamento

Pesquisar
Close this search box.
Vale Transporte

12 novembro, 2013

Vale Transporte

O Vale Transporte (VT) é utilizável em todas as formas de transporte coletivo público urbano ou, ainda, intermunicipal e interestadual com características semelhantes ao urbano, operado diretamente pelo poder público ou mediante delegação, em linhas regulares e com tarifas fixadas pela autoridade competente.
 
O vale transporte constitui benefício que o empregador antecipará ao trabalhador para utilização efetiva em despesas de deslocamento residência-trabalho e vice-versa. Trata-se de uma obrigação do empregador, salvo se este proporcionar, por meios próprios ou contratados, o transporte do empregado.
 
A legislação trabalhista estabelece, através da Lei 7.418/85, que o vale-transporte concedido no que se refere à contribuição do empregador:
 
a) não tem natureza salarial, nem se incorpora à remuneração para quaisquer efeitos;
 
b) não constitui base de incidência de contribuição previdenciária ou de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço;
 
c) não se configura como rendimento tributável do trabalhador.
 
Fornecimento em dinheiro. É possível?
 
Embora a legislação estabeleça que o fornecimento do VT não nem natureza salarial e nem constitui remuneração para base de cálculo de INSS, FGTS ou IRF, é vedado ao empregador substituir o vale transporte por antecipação em dinheiro ou qualquer outra forma de pagamento, salvo se houver falta ou insuficiência de estoque de vale-transporte (dos fornecedores), necessário ao atendimento da demanda e ao funcionamento do sistema.
 
Portanto, só caberá o pagamento em dinheiro se o empregado tiver efetuado, por conta própria e por insuficiência de estoque do fornecedor, a despesa para seu deslocamento, situação esta em que o empregado poderá ser ressarcido pelo empregador, na folha de pagamento imediata, da parcela correspondente.
 
O empregador  não poderá substituir o vale transporte regulamentado por Lei por vale combustível que não é regulamentado por Lei, isto é, se o empregador deixar de pagar vale transporte e fornecer o crédito em cartão vale combustível, este será considerado salário “in natura” se incorporando ao salário do funcionário para todos os efeitos legais.
 
A empresa está obrigada a repor vales transporte a empregado que os teve furtado?
 
Não há qualquer dispositivo na legislação trabalhista que determine a obrigatoriedade de concessão de novos vales transporte em razão de furto. Portanto, não caberá ao empregador conceder outros vales, uma vez que tal fato independeu da sua vontade.
 

Vale Transporte
Vale Transporte

Vale Transporte

plugins premium WordPress